muslimbilbao

El blog muslim viajero que informa sobre Bilbao. Le blog muslim voyageur qui vous informe sur Bilbao. Bilbori buruz informatzen duen muslim blog bidaiaria.

viernes, octubre 07, 2005

Geopolítica do Islao /6/ Espanha


Nome: Reino da Espanha
Superfície: 504.780 kms2
Capital: Madrid
Populaçao: 43,5 milhoes de habitantes

Línguas: castelhano (oficial) e catalao (10 milhoes de falantes), galego (3 milhoes) e basco (0,7 milhoes) cooficiais nas respectivas comunidades autónomas. O occitano (aranês) é oficial no Vall d´Aran (Catalunha). Com território mas sem oficialidade sao falados o asturiano, o aragonês e o português (em diversos pontos da fronteira com Portugal). Sem território, sao falados o árabe, o bereber (tamazight) e outras línguas dos imigrantes e da comunidade cigana.

Religioes: predomina o catolicismo, que recebe forte ajuda económica do Estado mas, no entanto, com problemas de estagnaçao. A minória musulma, muito dinámica demograficamente, é formada por em volta dos 0,8 milhoes, dos quais 400.000 musulmaos espanhóis (filhos de estrangeiros ou novos musulmaos) e 400.000 musulmaos vindos doutros países, nomeadamente do Marrocos. A seguir, uma crescente minoria evangélica e um conjunto doutras religioes com menor número de fiéis.

Regime político: democracia parlamentária em vias de federalizaçao, inch´Allah
PNB per capita: 22.500$ (2001)

(Na imagem, o muro de Ceuta, símbolo de uma política europeia de imigraçao na que a Espahna joga um papel sempre mais inaceitável)